Dewis Caldas

Dewis Caldas é jornalista, músico e pesquisador musical.

Em 2005, aos 19 anos, se mudou de Chapadinha (MA) para Cuiabá (MT) para cursar jornalismo. No ano seguinte, em parceria, estreou o blog Buszine, de informação rápida, sobre a cena cultural cuiabana. Em 2007 foi coordenador de comunicação do coletivo de bandas Volume – Voluntários da Música, que reunia 27 grupos independentes cuiabanos que – divididos em quatro comissões: comunicação, produção de eventos, sonorização e distribuição – produziam eventos semanalmente em Cuiabá, recuperando espaços públicos, lançados discos de bandas locais e dando espaço para novos profissionais da cadeia produtiva da música e do jornalismo.

Participou como assessor de imprensa dos festivais Calango, Grito Rock, Festival Sul Americano Kura Del Sur, SEDA (Semana do Audiovisual), Consciência Hip Hop, Festival Volume e Semana da Música de Cuiabá. Na mesma época foi guitarrista da banda de brega rock, Los Bobs.

Foi assessor de imprensa do trio instrumental Macaco Bong e da banda gospel Louvor Aliança. Em 2008, criou o blog Carpatia, focado em pesquisa musical e mercado fonográfico brasileiro, sendo responsável por reunir e disponibilizar gratuitamente a discografia na íntegra do violonista Leandro Carvalho (MT) e do sanfoneiro Tonny Cajazeiras (MA).

Já ministrou curso de “comunicação para bandas e cenário independente” durante a Semana de Música de MS e curso de “assessoria de imprensa para produtos culturais” na Virada Cultura Cuiabana, evento organizado pela prefeitura. Já ministrou palestra sobre crítica de música durante a Virada Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também oficinas de “produção de comunicação alternativa”  em 12 escolas públicas de Cuiabá.

Escreveu para os veículos RockPress (RJ), NaGulha (SP), Factóide Blog (MT), Elebu (DF), SenhorF (DF), Belrock (PA), Grito do Inimigo (GO), Do Sol (RN), Dynamite (SP), Grifo (MT), Fora do Eixo (MT), Wiplash (MA), Faforafa (SP), Revista Noize (RS), Yahoo  e colaborador periódico para os jornais Diário de Cuiabá, Folha do Estado, A Gazeta e Jornal Circuito Mato Grosso.

Em 2011 foi assessor de imprensa da Orquestra do Estado de Mato Grosso e no mesmo ano, publicou o “Vai descendo até o chão, fazendo ‘nhéconhéco’ no salão” – a comunicação das bandas de lambadão em Cuiabá e Várzea Grande”, o primeiro trabalho acadêmico sobre o lambadão, ritmo predominante nas periferias de algumas cidades mato-grossenses. Foi jurado por duas vezes do concurso de novas bandas, Circuito Rec, nos quesitos “performance” e “execução técnica em banda”.

Atualmente é guitarrista da banda Engenho de Dentro e assessor de imprensa da banda Billy Brown e o Incrível Magro de Bigodes.

Anúncios